18 de julho de 2009

100 Anos do GreNal!!!



Domingo, 18/07/2009.

Dia que será marcado pelo aniversário de 100 anos do GreNal. E, como não podia ser diferente, tem GreNal.
O Estádio Olímpico Monumental receberá o maior clássico do país, e um dos maiores do mundo. Grêmio e Inter se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro. O Inter vem de vitória em casa e tem 66% de aproveitamento pós-Copa do Brasil. O Grêmio vem de derrota fora, mas goleou Atlético-PR e Corinthians em casa, depois da eliminação na Copa Libertadores da América.
Sem dúvida alguma será mais um confronto épico, como tantos outros, em que só se conhece o vencedor após o último apito. Não poderia ser diferente.
Há cem anos começava uma história que marcaria para sempre a vida dos gaúchos. Naquele 18/07/1909, o Sport Club Internacional, clube recém formado, enfrentaria o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, que havia se formado seis anos antes. Na ocasião, vitória tricolor, 10x0.
Hoje, passados cem anos temos a certeza que sem o Inter não haveria o Grêmio, e vice-versa. O clássico gaúcho move montanhas, para cidades, enche bares, cria engarrafamentos. Tudo por um simples jogo de futebol que, desde 1909, já não é mais tão simples assim. Não lembro qual foi meu primeiro GreNal, nem o resultado, nem em que estádio foi, mais lembro de um em especial, que fui na coreia do Beira Rio, o Inter ganhou de 3X1, três gols do Geraldão. E antes ele já tinha feito 2 num GreNal Antes. E de como eu estava nervoso, no GreNal da estreia do Mauro Galvão, ele era apenas um guri de 17 anos, e alem do Inter ter ganho o jogo, ele ainda jogou como nunca e dali em diante se tornou zagueiro, pois ele era volante até então. Mais o que lembro mesmo é de ir a muitos Grenais, eu, Claudinho, Neco, Décio, Marcelinho, Toco, Miltinho, Thales meu filho, mais nos ultimos anos, e rolar muito festejando muitos gols. Acho que o que me falta é ver o Inter fazer 4X0, pois os 5X2, não valerão como, placar bacana.
Então, Colorados e Gremistas, até amanhã, e que vença não Inter ou Grêmio, mas a dupla, com mais 100 anos de clássico.

Salve o GreNal, Feliz Niver!!!


Um comentário:

  1. Mais um clássico em nossas vidas, mais um que vai ficar para a história. Inter lidera em vitótias. Será que o Inter aumentará ainda mais esse numero, deixando cada vez mais o Grêmio com menos vitórias em cima do rival?! Ou será que o tricolor conseguirá a vitótia?! Confesso que faz tempo q meu time não vence... Oq temos q vazer é esperer, e que vença o melhor!
    Eu como gremista(quase nada fanática), estarei ligada, torcendo e vibrando pelo meu tricolor.
    Forte abraço Mii, e ótimo domingo para todos nós, gremistas e colorados...

    ResponderExcluir