19 de janeiro de 2010

28 Anos sem Elis!


Elis Regina Carvalho Costa (Nasceu em Porto Alegre, 17 de março de 1945 – Morreu em São Paulo, 19 de janeiro de 1982 - à 28 anos) foi uma cantora brasileira. De morte trágica e prematura, deixou vasta e brilhante obra na música popular brasileira. Foi apelidada por Vinícius de Moraes de Pimentinha.
É considerada por boa parcela de músicos e público como uma das maiores cantoras de todos os tempos da MPB.
Elis Regina nasceu na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, onde começou a carreira como cantora aos onze anos de idade em um programa de rádio para crianças chamado O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego. Revelando enorme precocidade, aos 16 anos lançou o primeiro LP da carreira. Sobre o começo da carreira de Elis e a disputa entre quem de fato a lançou, o produtor Walter Silva disse à Folha de S. Paulo:

«Poucas pessoas sabem quem realmente descobriu Elis. Foi um vendedor da gravadora Continental chamado Wilson Rodrigues Poso, que a ouviu cantando menina, aos quinze anos, em Porto Alegre. Ele sugeriu à Continental que a contratasse, e em 1962 saiu o disco dela. Levei Elis ao meu programa, fui o primeiro a tocar seu disco no rádio. Naquele dia eu disse: Menina, você vai ser a maior cantora do Brasil. Está gravado.»
Ultimos Momentos: Causando grande comoção nacional, faleceu aos 36 anos de idade em 19 de janeiro de 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína, tranquilizantes e bebida alcoólica. Foi sepultada no Cemitério do Morumbi.
Elis é mãe de João Marcelo Bôscoli, filho do casamento com o músico Ronaldo Bôscoli, e de Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, filhos do pianista César Camargo Mariano. Os três enveredaram pelo ramo da música.

Isto que vou relatar é motivo de muito orgulho para mim, em 1978 trabalhei com Elis Regina, quando ela ficou em Porto Alegre por um mês apresentando o show Tranversal do Tempo, neste tempo marquei alguns programa de tv, e fomos a alguma rádio juntos. Uma coisa pitoresca e engraçada aconteceu no dia que ela estava voltando para São Paulo, levei flores no hotel, entreguei a ela que na mesma hora me agradeceu, pediu desculpas e entregou as flores a uma camareira que passava no local, pois não queria levar flores para o aeroporto.
E outra coisa boa relacionada com Elis Regina na minha carreira é que no final dos anos 90, trabalhei cds tanto do João Marcelo, quanto do Pedro Camargo Mariano, e para minha alegria em 2008, trabalhei com Maria Rita tambem, isso é muito difícil de acontecer mais aconteceu e fico muito feliz de ter tido a sorte de trabalhar com a família inteira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário