12 de julho de 2011

Jota Quest o Ex. J. Quest...

Hoje temos em nosso cardápio uma banda muito querida, não só por mim mais pelo Brasil inteiro, estou falando dos mineirinhos do Jota Quest. Conheci esta rapaziada ainda no primeiro disco, em 1996 quando a banda se chamava J.Quest, fazendo menção a um desenho animado que eu gostava muito Johnny Quest. Ainda no primeiro disco a Sony Musice a Banda resolveram trocar o nome para Jota Quest para não ter problemas com a produtora do desenho a Hanna-Barbera. A primeira música de trabalho da banda foi uma música que eu já havia trabalho nos anos 70, num disco que simplesmente foi um grande sucesso, "As Dores do Mundo" do Hildon. Olha foi um grande trabalho, mais o pessoal de rádio não gostou muito e logo viramos a música de trabalho para "Encontrar Alguém" que veio com uma versão remix que caiu como uma luva nas programações das rádios do Brasil inteiro e aqui no sul também.
Tenho que dizer outra coisa sobre o Jota Quest, é uma das melhores bandas para se trabalhar, os caras não negam fogo, alem de serem pessoas acima da média, em todos os sentidos.
O Jota tem uma particularidade, eles costumam dizer que sempre que sai um cd novo eles tem que vir a Porto Alegre para beber da fonte, pois Porto Alegre foi a primeira capital que eles estouraram no Brasil. Inclusive antes de Belo Horizonte.
De todos os cd's do Jota Quest trabalhei seis deles, ou seja, do primeiro até o cd de 2005.
Vida longa ao Jota...

Jota Quest é uma banda de pop-rock formada em Belo Horizonte, em 1993. Nasceu com o nome Jay Quest, por inspiração do desenho animado Jonny Quest. Para não serem processados pela Hanna-Barbera, o grupo teve de mudar o nome da banda para Jota Quest no final da década de 1990. Há também uma versão que diz que a alteração foi feita por Tim Maia, que, ao se referir à banda num show, falou: "Alô segurança, deixa a rapaziada do JOTA QUEST aí, num precisa tirar o JOTA QUEST não". A banda também encontrou inspiração na banda de acid jazz Jamiroquai. Aliás, foi por gostar de black music (soul/funk/disco) e acid jazz que o baixista PJ e o baterista Paulinho Fonseca resolveram formar uma banda. Em seguinda, o guitarrista Marco Túlio Lara e o tecladista Márcio Buzelin juntaram-se ao grupo. Só faltava, então, um vocalista. E após testarem nada menos que dezoito candidatos, Rogério Flausino foi o escolhido. Escolha que a história de quase 15 anos da banda mostrou ser das mais acertadas.

Em 1996, foram contratados pela Sony Music e gravaram o primeiro álbum J. Quest, com músicas que ficaram tão conhecidas que tocam até hoje nas rádios, caso de "As Dores do Mundo" (de Hyldon) e "Encontrar Alguém". Nessa época, a banda exibia um visual exótico, com roupas em estilo anos 70 e perucas (que foram abandonadas após serem roubadas em um programa de TV).

Em 1998, já assinando como Jota Quest, a banda lançou seu segundo álbum De Volta ao Planeta..., consolidando sua carreira em todo o país. A música "Fácil" foi uma das faixas mais tocadas da época e o grupo conquistou seu primeiro Disco de Platina por vender mais de 250 mil cópias do disco.

Em 2000, lançaram o CD Oxigênio com várias baladas românticas como "Dias Melhores", que até hoje é uma das músicas mais pedidas pelos fãs em apresentações da banda. Em 2001, veio o Discotecagem Pop Variada, mais um sucesso de público e de vendas.
Em 2002, Rogério Flausino foi convidado pela Disney para cantar a versão brasileira a trilha sonora do filme Planeta do Tesouro. A música se chama Estou Aqui (I'm Still Here em inglês).

Com o sucesso deste último trabalho, o Jota gravou, nos dias 1 e 2 de maio de 2003, o CD e DVD MTV ao vivo, na Praça do Papa, em Belo Horizonte, com transmissão na MTV Brasil. Primeiro "ao vivo" do grupo, o trabalho, reuniu seus maiores hits e contou com a participação especial de Arnaldo Antunes e Thaíde. No mesmo ano, eles foram os únicos em toda a América Latina a serem convidados para participar da trilha sonora do filme Homem Aranha 2 com versão para o tema do desenho animado do herói (regravada anteriormente pelas bandas Ramones e Aerosmith) com letra de Rogério Flausino.

Após quatro anos sem lançar um CD com inéditas, o grupo se isolou em seu estúdio em Belo Horizonte para gravar Até Onde Vai, que chegou às lojas em outubro de 2005 e, desde então, se mantém entres os cds mais vendidos do país.

No ano de 2008, a banda lança La Plata, gravado no estúdio Minério de Ferro, após três anos da gravação do até então último álbum, Até Onde Vai que de 2005 foi a turnê mais longa do Jota Quest, chegando a lançar o DVD Até Onde vai, que foi gravado no dia 3 Setembro de 2006, no Anfiteatro Pôr-do-Sol em Porto Alegre.

A nova música de trabalho do Jota Quest já está tocando em todas as rádios do Brasil e cá pra nós é linda e fala muito a cada vez que à escuto "É Preciso (A Próxima Parada)".

Integrantes do Jota Quest:

Rogério Flausino - vocal e violão
Marco Túlio Lara - guitarra
PJ - baixo
Paulinho Fonseca - bateria
Márcio Buzelin - teclado




Nenhum comentário:

Postar um comentário