27 de julho de 2011

O Reggae do Cidade Negra!

Minha história com o Cidade Negra é muito bacana, o que restou de isso tudo foi uma grande amizade entre mim e seus integrantes, pois trabalhei com eles de 1994 até 2005, o álbum "Sobre Todas as Forças" foi um divisor de águas para a Banda e para mim também, eu estava na Sony Music a poucas semanas, e ainda estava fazendo rescaldo de coisas que o antigo promotor deixara pra traz, lembro como se fosse hoje, no dia que recebi o cd promocional da música "Onde Você Mora?", era um dia quente de muito sol, cheguei no escritório após o almoço e o material do Cidade Negra havia chegado, fui escutar a música e pirei... "TOTAL" a música era muito boa. Fui para as rádios confiante.

Lembro que passei nas Rádios Universal, Cidade, Atlântida e Ipanema na época a Pop Rock ainda não existia, mostrei a música para seus programadores, coordenadores e todo mundo adorou a música "Onde Você Mora?" e acreditem no fim da tarde a música já pipocou nas mais pedidas de todas as rádios. "Onde Você Mora?" foi um sucesso quase que imediato e para mi que estava chegando a Sony Music foi muito legal pois coloquei as mangas de fora e trabalhei muito, o cd inteiro foi um grande sucesso, pois dali saíram: Pensamento, Doutor, A Sombra da Maldade, Downtown, Querem Meu Sangue, Mucama(com Gabriel O'Pensador) e outras.

Nestes anos todos por muitas vezes estive junto em trabalhos e viagens com a banda e ficou um carinho muito grande com, Tony Garrido, Lazão, Bino e Da Gama sem esquecer da Leninha Brandão empresária da banda. Considero o Cidade Negra a melhor banda de reggae do Brasil sem duvida.

Cidade Negra é uma banda brasileira, originalmente de reggae, com outras influências, como soul e o pop rock. Formado por Toni Garrido (vocal), Bino Farias (baixo) e Lazão (bateria) o grupo surgiu na Baixada Fluminense em 1986. Suas letras falam de amor e problemas sociais.

O lugar era a Baixada Fluminense, famosa por sua pobreza e crescente violência, ali surgiu o grupo Cidade Negra. Era naquele lugar, onde sobreviver é a principal regra, que Da Gama, Bino Farias, Lazão e Ras Bernardo buscavam inspiração para levantar a voz em nome de um povo sem chance de reivindicações.

Foi tudo uma questão de fé, pois o pai de Bino tocava violão e sua mãe cantava em um coral de uma igreja local. Bino era também frequentador assíduo do lugar e foi lá que conheceu Da Gama e Lazão, e com eles formou o Novo Tempo, com uma missão simplória: tocar num festival da igreja. Em 1983 com a entrada de Bernardo surgiu o Lumiar (primeiro nome da banda), os jovens eram abastecidos pela paixão em comum pelo ritmo jamaicano, Bob Marley, em especial, pela música brasileira como Tim Maia e pelo funk e soul dos anos 1970, além de grandes clássicos do rock como Led Zeppelin. Foi dessa junção de estilos, que sairia o som único e inconfundível do Cidade Negra.

O primeiro concerto aconteceu em 1986 no Teatro Arcadia, na Baixada, como parte de um projeto musical batizado de "Terças Culturais". A mudança de nome ocorreu em função da existência de outra banda com o mesmo nome Lumiar, a partir de então a banda passou a se chamar Cidade Negra, os ensaios ocorriam na casa de Da Gama, com instrumentos emprestados. Um documentário da BBC de Londres sobre a cultura na Baixada, dando ênfase a banda, serviu de incentivo para o grupo, foi então que em 1990, a Sony Music, ainda CBS, resolveu apostar neles.

Logo depois em 1991 com Nelson Meirelles na mesa de produção, veio seu primeiro álbum, Lute Para Viver, maduro, com letras politizadas e sobre a vida e seus ensinamentos. Dele se destacou o hit "Falar a Verdade", um tiro que assaltou todas as rádios do Brasil na época e que até hoje é pedido nos concertos. O álbum também contou com a participação mais que especial do consagrado Jimmy Cliff na canção "Mensagem".

O ano de 1994 foi um ano de transição para o grupo. Toni Garrido ex-vocalista da Banda Bel (uma banda de samba, funk e soul) substituiu Ras Bernardo nos vocais do grupo e logo mostrou a que veio, imprimindo seu toque nas novas composições. Juntamente com o experiente Liminha, agora na produção, o som do grupo tornou-se mais diversificado, mais pop, mas sem se perder das raízes do reggae e dos temas sociais.

O terceiro álbum: Sobre Todas as Forças, coroou a banda, consagrando-a para o sucesso, com grandes sucessos como "A Sombra da Maldade" e "Pensamento". O álbum caiu nas graças do público, até mesmo daqueles que nunca haviam dado bola para o ritmo jamaicano. Dessa vez o álbum contou com a participação de Shabba Ranks na canção "Downtown". Mas o grande sucesso mesmo desse álbum foi a romântica "Onde Você Mora?", de autoria de Nando Reis e Marisa Monte. O álbum também contou com a participação de Gabriel o Pensador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário