31 de agosto de 2011

O Ira! E os Outros!

Ira! A banda das trocas... Como Edgar Scandurra, que já tinha formado a Banda Subúrbio, que é o embrião do Ira! Era guitarrista do Ultrage a Rigor, quando o Ira! nasceu, já André Young, está na primeira formação dos Titãs, é só conferir na capa do disco, e Chales Gavin que era do Ira!, e fez sua carreira com bateristas dos Titãs. Olha só aí já está três das principais bandas do bummm do rock nos anos 80's. Ultrage a Rigor, Titãs e Ira! Banda que trabalhei só em um disco o "Acústico MTV" que saiu em 2004.

Ira! foi uma banda brasileira de rock and roll, formada em 1981, na cidade de São Paulo. Seu nome é inspirado no Exército Republicano Irlandês (Irish Republican Army). A banda anunciou seu término em setembro de 2007.

O Ira! surgiu a partir da banda Subúrbio, que agregou o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ultraje a Rigor) e o vocalista Nasi. Depois de algumas mudanças de formação, a banda se estabilizaria ao redor dos dois e do baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung. O grupo lança seu primeiro disco, Mudança de Comportamento, em 1985, mas o sucesso só viria em 1986, com o álbum Vivendo e Não Aprendendo, com hits como "Dias de Luta", "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você" (esta última incluída na abertura da novela O Outro, da Rede Globo, no ano de 1987).

Depois de se afastar da mídia por preferir continuar atrelada às suas raízes punk e de lançar vários discos nos anos 80 e 90, o Ira! retoma o sucesso entre o fim da década de 90 e o início do século XXI, com os álbuns Isso é Amor, de 1999, MTV ao Vivo, de 2000, Entre Seus Rins, de 2001 e Acústico MTV, de 2004, Juntos, esses quatro álbuns venderam mais de 500 mil cópias, consolidando a banda entre os maiores nomes do rock brasileiro.

Em 2007 o grupo lançou o que viria a ser o seu último álbum, intitulado Invisível DJ. É uma pena a briga entre os integrantes, o Ira! era sem dúvida o The Who, brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário